23/01/13

Aluno: Ana Filipa, nº2, TF1.
Livro: O meu triste segredo, escrito por Jenny Tomlin, da Porto Editora.
Autor: Passou a sua vida em Londres e foi vítima de violência e abusos da parte do pai durante anos. Neste momento mora em França, e tem dois filhos. As suas obras são o meu triste segredo, send me no flowers, sweetie, entre poucas outras.
O género do livro é dramático e é história verídica.
História: Este livro é baseado na infância de Kim, Lawrence e a narradora, Jenny, e o livro é dedicado à sua querida tia. Aos 5 anos de idade começaram a sofrer de abusos sexuais, violência doméstica por parte do pai, e ignorância pela parte da mãe, que nunca fez nada para os defender de toda a maldade que o pai os fazia. Viviam numa casa sempre cheios de medo, para não falar ainda de que a casa estava sempre suja, como uma lixeira. As crianças foram obrigadas a "crescer" muito depressa, e não aproveitaram nada da sua infância, nunca tiveram a oportunidade de ser realmente uma criança, ter uma infância "normal". Eles andavam sempre com mau aspecto, eram pobres, e na escola sempre foram gozados por causa disso. Porém, quando iam para casa da sua tia, ele cuidava deles, dava-lhes carinho, comida, roupa lavada, uma casa super acolhedora e tudo o resto que os pais nunca deram. Só com a união dos 3 irmãos é que foram fortes o suficiente para combaterem tudo isto e terem alguma esperança.
Opinião: Já tinha lido o livro anteriormente e adoro-o. Acho que transmite uma grande esperança para crianças ou mesmo mulheres que passam pelo mesmo tipo de situação. Transmite-nos parte de uma realidade que a maior parte das pessoas desconhece, ou ignora. Não se pode ter medo, é preciso ter-se coragem. Odeio o facto de uma mãe não fazer nada neste tipo de situações, não consigo mesmo perceber, por muito medo que ela tivesse ou por pouco que se importasse, eram seus filhos, e é completamente nojento não os ter salvo (incluindo a ela própria, pois ela também era vítima de abusos e imensa violência). Acho que conta muito bem a história desta triste família, porém, acho que podia estar melhor escrito, ou melhor traduzido pois eu não sei se isto é ou não uma tradução de uma versão inglesa do livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário